I Congresso Day e XII Jornada de Odontologia da ABO-SE
Não tem taxa específica para inscrição de trabalhos Científicos, mas é obrigatório tá inscrito no evento. Clique aqui e Inscreva-se.
REGULAMENTO SOBRE A APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
1. NORMAS DE INSCRIÇÃO
1.1 Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias:
– Pesquisa Científica;
– Relato de Casos Clínicos;
– Revisão de Literatura.
Os trabalhos serão apresentados na forma de PÔSTER e serão selecionados pôsteres de cada área: odontologia, medicina, fonoaudiologia, nutrição, biomedicina, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia.
2. NORMAS DE ELABORAÇÃO DOS RESUMOS
O resumo deverá ser composto por:
2.1- TÍTULO: o título deverá ser estruturado com o máximo 120 caracteres. Deve ser sucinto e objetivo. Somente a primeira letra dever estar em maiúscula (com exceção para nomes científicos ou próprios).
2.2- AUTORES: deverão estar identificados pelo nome completo sendo a primeira letra em maiúscula e as demais em minúscula pois o sistema altera para o padrão ISSN automaticamente.
Será permitido o máximo de seis autores por trabalho, incluindo o orientador.
*Atenção: o apresentador deverá ser o responsável pela
submissão do resumo; o nome do orientador do trabalho deverá ser o último. Todos os autores, com exceção do orientador, precisam estar inscritos no evento.
2.3- INSTITUIÇÃO: Identificação da instituição que os autores proponentes do pôster são vinculados.
2.4- CORPO DO RESUMO: os resumos deverão ser digitados num único parágrafo com espaçamento entre linhas simples, com o texto no modo “justificado”, sem citações bibliográficas, gráficos ou tabelas. O resumo deverá ter no máximo 1.350 caracteres (sem contar espaços).
Os resumos fora das normas não serão aceitos. O corpo do resumo de ser estruturado de acordo com a categoria:
– Pesquisa científica: deverá constar objetivo, metodologia, resultados e conclusão. As palavras Objetivo, Metodologia, Resultado e Conclusão NÃO deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos, mas são itens importantes para o bom entendimento do texto científico.
– Relato de Casos Clínicos: deverá constar objetivos, descrição do caso e considerações finais. As palavras Objetivo, Metodologia, Resultado e Conclusão também NÃO deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos.
– Revisão de Literatura: deverá constar objetivos, revisão de literatura, discussão e considerações finais. As palavras Objetivo, Revisão de literatura e Conclusão também NÃO deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos.
2.5- DESCRITORES: Selecionar até 3 descritores. Descritores correspondem às palavras ou expressões que identificquem o conteúdo do artigo. Para a escolha dos descritores, deve-se consultar a lista de “Descritores em ciências da saúde – DeCS”, elaborada pela BIREME (disponível em http://desc.bvs.br/) ou na lista de “Mesh” – Medical Subject Headings” (disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html ).
O número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é obrigatório para os trabalhos de pesquisa envolvendo seres humanos, animais de laboratório e/ou materiais biológicos realizados no Brasil. Para os trabalhos realizados em outros países da América Latina será exigida a confirmação de que foram formados seguindo dos critérios de Declaração de Helsinki. (http://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/ ).
3. ENVIO DE PÔSTER (Após aprovação do Resumo pela Comissão Científica)
A apresentação será somente em formato de Pôster. O Pôster será físico e cada apresentador deverá instalá-lo e removê-lo no dia 29/10/2022 no Teatro Tobias Barreto em horário a ser estipulado e divulgado pela ABO-SE no instagram @abosergipe e site, nesta página. Deverão ser feitos seguindo as normas de confecção de pôster impresso, porém sendo salvo no formato para publicação digital (900 pixels de largura x 1.200 pixels de altura, ou seja 90cm de largura e 120 cm de altura).
O título do pôster, a listagem dos autores e Instituição deverão ser os mesmos utilizados no resumo e seguir a mesma formatação do resumo na sua colocação no pôster. Os nomes dos autores deverão ser listados abaixo do título. Afixar uma foto no canto superior direito do autor apresentador. A Instituição virá abaixo do nome dos autores.
O texto do pôster deverá ser organizado em função da categoria em que se enquadra (Pesquisa Científica; Relato de Caso Clínico ou Revisão de Literatura). O corpo do pôster deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Não é obrigatório a inserção de Abstract, nem Referências.
4. APRESENTAÇÃO DOS PÔSTER
Os apresentadores deverão estar à disposição do avaliador no dia e horário pré-determinados pela Comissão Científica, apresentados na comissão. Tempo perdido com atraso de qualquer natureza não serão repostos.O tempo máximo de apresentação será de 5 minutos.
5. DATA IMPORTANTES
• Até 31/08/2022 será a data limite para o envio dos resumos. o Para fins de organização do evento, não serão aceitos os trabalhos enviados após a referida data.
• Até 15/09/2022 será a data limite que os autores dos trabalhos aprovados serão comunicados por e-mail. DIA DA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER: 29/10/2022 NO FOYER DO TEATRO TOBIAS BARRETO
COMISSÃO CIENTÍFICA DO EVENTO